Com certeza esse dia reserva grandes emoções, desde a hora em que os acordes da primeira música para casamento começam a ser escutados, até o final da festa, com o corte do bolo de casamento, os sentimentos estarão aflorados e aqueles mais articulados com certeza irão querer compartilhar algumas palavras especiais, incluindo os noivos.

Mas existe um momento certo para os discursos ou basta deixar que o sentimento leve ao microfone? Os noivos devem lembrar que, para que tudo saia como o planejado, é preciso manter um certo roteiro, mas como saber então que chegou a hora do discurso?

Murilo Silva Celebrante

Discurso de agradecimento

Ainda que os noivos sejam os protagonistas desse dia, vocês sabem que a festa não seria a mesma sem a presença de todos os familiares e amigos, ou sem a ajuda de certas pessoas especiais. É normal reservar um momento da festa para que os noivos agradeçam a presença de todos, principalmente daqueles que ajudaram na elaboração da decoração para festa de casamento ou que os acompanharam na busca pelos modelos de lembrancinha de casamento e fizeram a magia do dia acontecer.

O momento mais apropriado para esse agradecimento chega junto com o tão esperado corte do bolo decorado do casamento. Os noivos geralmente fazem um brinde e agradecem, fechando o dia com chave de ouro.

Frade Produções

Discurso dos padrinhos

Eles participaram ativamente não só da preparação da festa, mas estavam ao seu lado, provavelmente, antes do “sim”, acompanhando a trajetória de vocês. Viram como esse amor foi se transformando ao longo do relacionamento, e vibraram ao saber que iam em subir no altar.

Claro que eles têm muito o que dizer, e possuem seus votos de felicidade que querem compartilhar com todos os presentes. O momento ideal é após a cerimônia, quando todos já estejam acomodados no local da recepção. Ao estilo americano, esses discursos podem ser feitos no meio ou ao final do jantar, quando eles pedem a palavra.

Vitor Madruga Fotografia

Discurso dos pais dos noivos

Assim como os padrinhos, é normal que os pais dos noivos preparem seus votos de felicidade e conselhos úteis aos seus filhos, com o desejo de serem declamados para todos os convidados presentes. Esse gesto de carinho pode ser feito ao final da cerimônia, depois que os noivos são declarados marido e mulher, ou também pode ser feito no meio da cerimônia, com um momento especial onde a bênção se torna parte do protocolo da celebração.

Studio A+

As declarações surpresas

Além dos votos e das frases curtas de amor que os noivos trocam na cerimônia, muitos preparam palavras e textos especiais, que pretendem declamar com uma linda surpresa ao seu par. O mais aconselhável é que seja depois da cerimônia, para que não se confunda com os votos e acabe tendo toda a atenção que imaginavam para o momento. Antes do início da festa pode ser a hora mais descontraída ou mesmo na hora do brinde com o bolo.

Fábio Penna Fotógrafo

Quando chegar a hora calçar o sapato de noiva, colocar a gravata e a flor na lapela, e subirem ao altar para oficializar sua união, devem também deixar um pouco de espaço para a espontaneidade, mas para momentos marcantes como os discursos, é importante determinar quando seria mais apropriado, assim o dia seguirá uma linha de acontecimentos que fazem sentido e que garantem o destaque para cada instante especial.

Fonte: Casamentos

You might also like

8 Dicas para escolher a sobremesa em estações frias
Read more
Como apresentar as famílias antes do casamento
Read more
Checklist a um mês do casamento: 9 passos
Read more
Noivamos! Por onde começar a organizar o casamento?
Read more
Ideias para decorar as árvores no seu casamento
Read more

0 comments

Leave a reply