Casamentos

perguntas que os cerimonialistas e assessores mais escutam são em relação aos trajes, aos vestidos da noiva e como dar todo o conforto necessário para os convidados, mantendo o charme da decoração de casamento como sempre sonharam e os ambientes quentinhos.

Pensando nessas dúvidas, fizemos um guia práticos para que vocês, casais que se casarão no friozinho do inverno, tenham um evento incrível e adaptado ao clima. Confiram as dicas que irão ajudar a aquecer ainda mais este dia especial.

Dream Image – Foto e Filme

1. Local do evento climatizado

O local onde será realizado o casamento deve ser pensado com muito cuidado para evitar desconforto para os seus familiares e amigos. Uma opção é fazer a cerimônia em ambiente aberto ao entardecer e após a cerimônia, todos se dirigirem para um ambiente fechado e aconchegante, que dependendo da temperatura da região, aconselha-se que tenha aquecimento térmico. Outras opções para que o ambiente fique aquecido e charmoso: 

  • Uma ótima opção pode ser um sistema de calefação portátil. São especialmente desenhadas para salões onde não é possível realizar instalações tradicionais de calefação e servem tanto para ambientes interiores quanto exteriores. Os exemplos mais comuns são: as estufas giratórias. Podem ser alugadas, são portáteis, não fazem barulho e não têm cheiro nem fumaça.
  • As velas também ajudam na cota de calor, além de criar um clima cálido e acolhedor. Não somente pela sua luz e pelo aquecimento do local, mas também pela sensação intimista que transmitem. 
  • E não se esqueçam que para que o calor se concentre no salão e não escape, é necessário revisar todas as portas, janelas e tetos para que estejam bem isolados. Uma boa estratégia é aquecer os ambientes individualmente, e separar aqueles que não vão ser usados.
Celeiro Quintal

2. Decoração temática

Ledo engano quem acha que a decoração no inverno vai contar com flores murchas e sem graça. Há a opção de usar flores de inverno, como as fores de cerejeira, gérberas, copo de leite, camélia e a gardênia, entre outras, que podem também estar no buquê. Folhagens naturais da estação também são boas opções que podem ser combinadas com pinhas e folhas de pinheiros.

Uma boa pedida é usar cores mais quentes na composição dos espaços. Nas mesas, toalhas que contrastem tons pasteis com aqueles mais intensos. Velas são também uma ótima ideia e têm tudo a ver com a estação.

Dream Image – Foto e Filme

3. Vestido da noiva e madrinhas

O inverno abre mil possibilidades de estilo e traz mais conforto às mulheres, que pode escolher modelos com mangas compridas e golas originas. Os acessórios também podem ajudar a potencializar os looks. Echarpes, por exemplo, dão um ar mais sofisticados e, mesmo as mulheres que optaram por modelos de vestidos de noiva com decotes proeminentes, estarão aquecidadas e charmosas. 

As madrinhas também podem usar modelos de vestidos de festa com mangas compridas, ou apostar por outros tipos de mangas, e optando por cores quentes, como bordô, vermelho, azul marinho e cores mais sóbrias, perfeitas para a estação. E elas também podem combiná-los com echarpes, pachiminas ou buá de pele artificial.

Victor Silverio Fotografia

4. Roupa do noivo e padrinhos

Para esta época do ano as cores mais indicadas para o traje masculino são o cinza médio, o bordô, o chumbo e o preto. Além de serem elegantes, são cores que permitem que a escolha da gravata seja também uma cor quente, e que até seja harmonizada com alguma textura, que deve se diferenciar dos demais convidados. O noivo pode escolher uma das cores citadas e, com os padrinhos, coordenar as tonalidades dos acessórios. Todos os homens que estarão no altar podem usar uma flor de lapela que seja da estação, o belo boutonnière.

Studio Karam

5. Cardápio

Nada melhor do que comer algo quentinho no friozinho. O buffet escolhido pode ter aquelas comfort foods deliciosas, que incluem caldos, sopa ou cremes quentes. Uma ilha de massas também é uma ótima ideia para os dias frios. Para beber prefira servir vinho tinto, espumantes, licores e whisky.

Casa Gazzaro

6. Mesa de doces

Ao invés de fazer uma mesa de chá à parte, pode-se incorporá-la à mesa de doces, incluindo algumas variedades mais características do inverno. Chás, cafés, chocolate quente e os docinhos, delícias que podem à disposição dos convidados nestes dias mais frios. Outra ideia que pode ser um charme para o dia C, seria colocar os noivinhos do bolo de casamento envoltos numa mantinha. Ficará uma graça!

7. Penteados

O inverno pede penteados mais sofisticados, e nessa lista figuram clássicos como coques, tanto altos como baixos, e os penteados semi-presos, ao estilo princesa. As tranças também ganham força nesta temporada, podendo complementar os tipos de penteados citados, acrescentando um ar medieval. Para compor um visual romântico, pode-se investir em acessórios delicados, como tiaras e coroas e, para as mais fashionistas, os penteados presos para casamento, como coques baixos e tranças com acabamento “podrinho” e com volume na raiz, são opções elegantes e apropriadas para a ocasião.

Victor Silverio Fotografia

8. Maquiagem

O inverno traz à tona os tons terrosos. As noivas podem optar entre cores como vinho, vermelho e marsala. Olhos marcados também são permitidos nesta estação, que podem aparecer estando bem delineados e esfumados. A tendência deste ano passa também pelas sombras metalizadas, que deve ter equilíbrio. Caso a noiva não goste, outra opção é usar cores pastéis e caprichar no batom, que pode de cores fortes, como vermelho, vinho ou laranja fosco.

Devido ao clima, é necessário observar se a maquiagem não vai “craquelar” no seu rosto, e por isso é fundamental a escolha com cuidado de um profissional que garanta a hidratação da sua pele, e que não deixe de testar a maquiagem antes do grande dia.

9. Bar quente

Um bar quente para os convidados é uma excelente ideia nesta época. Drinks com base de destilados como conhaque, whisky e cointreau irão dar uma aquecida nos seus convidados, que irão partir direto para a pista de dança. Há a possibilidade também de investir em bebidas não alcoólicas, como chocolate quente, chás e até mesmo quentão.

Flambar Performance Cocktails

10. Lembrancinhas

Uma ideia nesta época é investir em lembrancinhas de casamento diferentes, que serão uma surpresa para os amigos. Que tal oferecer mantas, lenços, cachecóis ou pashminas? Diferente da maioria, esses mimos podem ser oferecidos logo na entrada da festa ou colocados sobre as mesas, para que os convidados já utilizem durante o evento. Essa pode ser uma opção também de presentes só para as madrinhas. Outro mimo que combina com a época são mini-pinheiros, que além de serem lindos, irão decorar a casa dos convidados, e também podem apostar por canecas personalizadas, no caso de enlaces mais despojados. Elas sempre são um sucesso!

Tom Reis Fotografia

A identidade visual do casamento também deve ser considerada a partir da estação em que o enlace acontece, e saber criar um ambiente confortável é o que o tornará inesquecível, para vocês, os protagonistas, e para os convidados. As temporadas frias podem ser ideais para conseguir um evento autêntico em cada detalhe, desde o buquê de flores ao buffet, então sigam o nosso guia e terão um dia perfeito.

0 comments

Leave a reply