Casamentos

O conceito minimalista teve origem com diversos movimentos artísticos do século XX, cujo objetivo era usar poucos elementos como a base de sua expressão. O foco do minimalismo é criar a partir do mínimo, trabalhar com poucas peças, mas que sejam estratégicas. Para a decoração de casamento pode ser a solução para casais que preferem usar elementos sóbrios e discretos. Uma grande vantagem é que o custo pode ficar até mais interessante, ainda que não seja necessariamente uma tendência mais econômica. Mas um coisa é certa: é possível gastar menos no que diz respeito à quantidade de arranjos com flores para casamento, objetos e vários detalhes mais barrocos na ornamentação. 

A proposta é utilizar uma linguagem simples, combinações de cores neutras ou mais homogêneas e linhas retas. A simplicidade é o que se destaca no estilo minimalista, e vocês devem sempre lembrar-se da noção do “mínimo para alcançar o máximo” ou “menos é mais”. Vejam algumas dicas preciosas que vão inspirá-los a criar um evento impecável seguindo essa tendência.

Luciana Teixeira – Fotografia e Filmagem

1. Estilos de casamentos

Para casais que prezam por um estilo mais formal para o seu décor, e que já têm em mente um enlace tradicional, a aposta em móveis contemporâneos, mesas com tampo de vidro, vasos (sem curvas barrocas), e objetos de prata ou metal são os mais recomendados. Podem adotar tons escuros misturados a elementos metalizados, usando leves curvas, proporcionando sobriedade e requinte aos ambientes. 

Para casamentos informais ou ao ar livre, onde querem utilizar uma decoração de casamento rúsitca, mas prezando pela atmosfera minimalista, podem optar por móveis de madeira rústica, brancos ou crus, mas sempre com característica moderna e clean. Toalhas em tons pastéis, louça branca, arranjos elegantes, mas com pouca variedade de flores, investindo mais em folhagens, inclusive. 

Ricardo Jayme

2. Papelaria

A papelaria engloba desde o modelo dos convites de casamento até os cardápios, passando pelos roteiros da cerimônia e tudo o que exige a participação de uma gráfica. Para um conceito minimalitsta, prefiram papéis lisos, sem relevos ou desenhos. Podem apostar em papéis reciclados ou rústicos, mas sempre com cores suaves ou branco. As tipografias mais limpas, retas e básicas são as mais recomendadas, e podem até acrescentar algo mais personalizado, como uma pequena ilustração ou um detalhe, sempre prezando pelo visual clean.

Boutique do Convite

3. Traje nupcial

Para ficarem condizentes ao estilo minimalista do evento, os looks nupciais do casal também devem ser limpos arrojados, evidente execesso de detalhes. Para os homens isso não se trata de um desafio, já que as peças do traje dos noivos normalmente já têm uma composição minimal. São as mulheres que devem prezar por alguns cuidados, já que é fácil ir acrescendo pormenores ao vestido. Elas podem optar, por exemplo, um modelo de vestido de noiva com corte reto e silhueta mais solta, abrindo mão de babados ou saias princesa. Modelos simples sem muitos detalhes, tecidos lisos, sem bordados, rendas ou pedrarias.

E se as noivas contam um vestido bem “sequinho”, podem investir nos acessórios, como o sapato branco de noiva, com strass, por exemplo, ou optar por sapatos metalizados, que dará um toque mais ousado ao look, ainda seguindo com a linha clássica criada pelo corte da vestimenta. O buquê é outro elemento que deve ser levado em consideração. Que tal escolher um ramo de uma flor só? Mais moderno e minimalista impossível. Buquês apenas com folhagem também são um sucesso, ou preferivelmente com flores de uma só tonalidade.

4. Decoração

Muitas pessoas pensam que, para alcançar uma estética minimalista do décor, é preciso apostar em tons de branco ou cores pastéis. Não. Vocês podem investir tanto em cores neutras como em cores mais intensas (desde que sejam sóbrias, como o bordô), mas o importante é que o ambiente seja mantido de forma “limpa”, ou seja, sem poluição visual. Utilizem elementos simples, lineares, geométricos, e não tenham medo dos espaços vazios. 

Junior Caiuby – Fotografia e Vídeo

Pequeno roteiro para o contexto decorativo:

  • Objetos de vidro ou com transparência que tenham esse toque moderno com linhas retas são muito bem-vindos
  • Poucos elementos na decoração das mesas de casamento, só o básico e essencial
  • Todos os espaços e os móveis devem estar com poucas peças, ambientes limpos apenas com complementos certos que se destaquem
  • Procurem usar uma paleta com apenas duas cores, inclusive com os arranjos florais
  • Se forem usar flores suspensas, tentem colocar uma espécie em apenas uma cor
Di Tulle

5. Iluminação

É com a iluminação direcionada que você consegue evidenciar os detalhes e objetos de decoração. A iluminação suspensa será perfeita em locais com pé direito bem alto. Lustres quadrados ou retangulares sem muitos elementos pendurados. Abajur ou luminárias simples e retas em cantos sem muitos móveis, ou até lâmpadas penduradas apenas po um fio, que dão um ar extremamente contemporâneo, também complementam perfeitamente essa parte tão essencial para a ornamentação.

Guto Correa

6. Bolo de Casamento

O corte do bolo decorado de casamento é uma das partes mais tradicionais de um enlace e, pode-se dizer até que seja indispensável! E não é porque optaram um por um evento com um ar mais discreto que devem se esquecer do bolo, ou pensar em outros estilo para este item. Há bolos simples e belíssimos, delicados, com apenas um andar, e é viável pensar em vários tipos de sabores e coberturas.

Brightlight Fotografia

Locais grandes, arejados e com pé direito alto caracterizarm perfeitamente o conceito, mas é possível adaptá-lo a qualquer locação, seja urbana ou campestre. Procurem deixar o ambiente totalmente despoluído e lembrem-se de que simples não quer dizer sem graça, ao contrário: cada cantinho do seu enlace terá ainda mais destaque ao contar com poucos objetos, mas colocados em lugares estratégicos e conectados com o contexto. Ao receber o convite de casamento os seus convidados com certeza ficarão ansiosos para ver o resultado final.

0 comments

Leave a reply